Aconselhamento sem preconceito

O PRECONCEITO É UMA ARMA FATAL E LETAL. QUEM A USA NÃO SABER USAR A COERENCIA E A SENSIBILIDADE DE PERCEBER DAS DIVERSAS CLASSES E OPÇOES EM QUE O SER HUMANO PODE ESCOLHER E FAZER.

25/8/09

COMO SAIR DA SOLIDÃO ???

A solidão é o estado do que se encontra ou vive só; Solidão é o estado de quem se acha ou se sente desacompanhado ou só. Ela é formada pela reclusão do individuo que não se adequa à sociedade e é expurgado. Solidão é um sentimento humano, complexo e psicológico.

§      Solidão é caracterizada pela carência de comunicação real e verdadeira dos nossos mais recôndidos sentimentos e inconfessáveis inquietações. Nossas emoções são tão complexas e individuais, que às vezes não conseguimos nem mesmo verbalizar o seu conteúdo;

§      A solidão é um sentimento bem forte que pode tornar-se muito doloroso, pois provoca uma sensação de vazio, de isolamento, de estar fora do convívio com outras pessoas.

§      Solidão é a dramática vivência do sentir-se sozinho, sem vínculos, sem conexão afetiva com outros. Enclausurado.

§      Solidão não é simplesmente estar só, é sentir-se só;

§      A solidão transformou-se em um dos maiores problemas da nossa época e nenhuma iniciativa humana solucionará definitivamente o fantasma da solidão

A solidão é uma reação emocional de insatisfação, decorrente da falta e/ou deficiência de relacionamentos significativos a qual inclui algum tipo de isolamento. A solidão envolve os seguintes aspectos:

1- Falta de significado e objetivo de vida

Produz um sentimento de alheamento da pessoa em relação aos demais seres humanos. Não existe aproximação psicológica ou afetiva.

2- Reação emocional

É o sentimento da falta de interação de comunicação emocional entre as demais pessoas. Sentimento psicológico de estar só.

3- Sentimento indesejável e desagradável

Às vezes sentimento de angústia, que produz um sofrimento a mais na pessoa que está privado de relacionamentos significativos e duradouros.

4- Deficiências nos relacionamentos

Deficiência em construir relacionamentos sociais e afetivos. Precisamos nos relacionar bem com as demais pessoas. Somos simplesmente incapazes de fazer tudo sozinho. Sempre precisamos de alguém que nos oriente em determinado projeto e até mesmo em nosso ministério, pois é uma atividade que implica aperfeiçoamento de forma contínua.

 

Observando a teologia bíblica é possível verificar que as explicações da filosofia, da sociologia, da psicanálise ou mesmo da psicologia social, não são suficientes para explicar o fenômeno da solidão. É forçoso declarar com fundamentação na Teologia Bíblica que a solidão é um estado psicológico com profundas implicações espirituais.

O homem antes do pecado entrar no mundo e da queda, experimentava a mais completa comunhão com o criador (Deus), com a natureza, com ele mesmo e com o seu semelhante, no caso Eva, e desconhecia humanamente falando o fenômeno solidão Gn cap. 3. O pecado produziu tanto a morte espiritual do ser humano como uma profunda modificação em sua consciência em relação a Deus, a natureza, a si mesmo e ao próximo.

CONSEQUÊNCIAS DO PECADO AO SER HUMANO

1- Morte espiritual;

2- A mente humana ficou abalada a ponto de experimentar a vergonha e o medo Gn 3:8-10;

3- A inteligência emocional do homem foi também abalada, isto é ficou prejudicada suas habilidades para o desenvolvimento de relações intrapessoal e interpessoais Gn 3:10-15;

4- Perda de habilidades para desenvolver uma relação de intimidade e de comunhão espiritual com Deus por si só.

 

ALGUMAS CAUSAS DA SOLIDÃO

REJEIÇÃO

Quando somos traídos, esquecidos, abandonados ou rejeitados, é possível sermos tomados por um sentimento de abatimento, e envolto em uma profunda solidão. Também é possível sermos tomados por uma sensação de baixo auto-estima muito grande, nos sentindo excluídos e indesejáveis, incapazes de sermos aceitos pelos familiares, amigos, companheiros de ministério e de irmãos de fé, sendo envolto por um sentimento de pessimismo que pode levar o ser humano a mergulhar em uma crise de solidão. Exemplo: o moribundo do tanque de Betesda Disse o paralítico: Senhor não tenho homem algum que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim”. Jo 5:7

A solução é ter a companhia de um amigo das horas certas e incertas, dos momentos bons e difíceis, porque ninguém pode viver só. E para isto foi que Cristo se fez homem e na semelhança de homem sentiu as nossa dores e tomou as sobre si.

Is 53.5,6 Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades: o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.Todos nós andámos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho: mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos”.

Pv. 17.17 “Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão”.

Pv. 18.24 “O homem que tem muitos amigos pode congratular-se; mas há amigo mais chegado do que um irmão”.

Jo 11.11 “Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono”.

Tenha amigos………

 

um abraço

em Cristo

Pr. Edmundo

http://ministerioedalianca.blogspot.com/

 

 

 

 

criado por edmix007    18:52:21 — Arquivado em: Sem categoria

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://edsilva.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.